sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Materna

A língua mãe, na qual as primeiras palavras são ditas e o pensamento individual é expresso, é a base da história e da cultura de cada indivíduo. As línguas são os melhores veículos para a compreensão e a tolerância mútuas. O respeito por todas as línguas é um factor chave para assegurar uma coexistência calma, sem exclusão, das sociedades e de todos os seus membros.”

Irina Bokova, directora-geral do UNESCO

February 21: The 12th International Mother Language Day (IMLD)

O Dia Internacional da Língua Materna foi proclamado pela Conferência Geral da UNESCO em Novembro de 1999. A data foi destinada, em cada ano desde Fevereiro de 2000, a promover a diversidade e o multilinguismo linguístico e cultural.
As línguas são os instrumentos mais poderosos para preservar e desenvolver a nossa herança. Todos os movimentos que visem a disseminação das línguas maternas servirão para incentivar a diversidade linguística e para desenvolver a consciência das tradições culturais em todo o mundo, promovendo a solidariedade baseada na compreensão, na tolerância e no diálogo.
Respondendo a este apelo, a nossa escola não quis esquecer este dia. Por esse motivo, está patente, na biblioteca, uma exposição promovida pelos alunos do Nível de Proficiência e pelos formandos do PPT. O evento tem como objectivo chamar a atenção para a diversidade linguística existente na nossa comunidade escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário